Transformando uma ideia em produto

José Adauto
4 min readMay 12, 2021

Como uma solução criada para engajar voluntários na causa animal pode gerar valor e monetização para ONGs de resgate de animais abandonados.

Pegada Animal

Criada como case de estudo para o curso UX Design da UX Unicórno, o Pegada Animal é um produto com o objetivo de aumentar o engajamento de voluntários, aumentando a visibilidade da ONG e, como consequência, o volume de arrecadações. Veja o case completo aqui.

Pensando nesses objetivos e na expansão do produto resolvemos aplicar estratégias de negócios em nossa solução primeiro com o intuito de aumentar o alcance e assim beneficiar as ONGs que venham se cadastrar, assim como também tornar a ferramenta viável por meio de parcerias e até mesmo a venda da plataforma.

Business Model Canvas

Para quem estamos criando valor?

Definimos dois segmentos de clientes, ONGs, abrigos e associações que atuam na causa animal e Empresas que são do setor e queiram gerar visibilidade junto a voluntários e adotantes.

Proposta de valor

No caso do primeiro segmento de clientes a proposta de valor é aumentar o engajamento com os voluntários gerando assim mais visibilidade para ONG, com isso aumentar arrecadação e a qualidade de vida dos animais resgatados.

Para as empresas é uma oportunidade de criar laços com voluntários e adotantes gerando empatia com a marca e gerando assim vendas e defesa da marca.

Melhorar as condições de vida dos animais abandonados! — Pegada Animal | Ilustração: UnDraw

Canais

A princípio, a utilização de anúncios em redes sociais, blogs de conteúdo e SEO, para uma estratégia de Inbound Marketing atrair ONGs para conhecer a plataforma, utilizá-la como teste por 30 dias e a partir disso agendar visita de representante comercial.

Com grandes empresas do setor já usaríamos o Outbound Marketing fazendo visitas e apresentando a solução e criando em conjunto a melhor aplicação da plataforma a necessidade do cliente.

Esses canais também seriam utilizados para entregar conteúdos de valor ao cliente, afim de oferecer educação por meio de artigos voltados para o setor.

Relacionamento com os clientes

O relacionamento com o cliente e sua experiência com o produto são extremamente importantes para nós, além do suporte técnico, um blog com as principais dúvidas e acesso fácil seria criado, além de insights e dicas para ONGs e empresas aprimorarem o relacionamento delas com seus usuários.

Fontes de receita

As receitas da plataforma em uma primeira análise se dariam por Assinatura da plataforma por ONGs e Associações.

Anúncios também estão previstos na plataforma, mas ainda estão em segundo plano, devido a poluição visual gerada.

Outra forma de receita prevista na estratégia de negócios é a venda da plataforma para uma grande empresa, onde essa ofereceria gratuitamente acesso às ONGs e seus voluntários e poderia com isso monetizar a plataforma de forma indireta oferecendo produtos e serviços aos voluntários e adotantes.

Atividades e Recursos chaves

As atividades chaves do Pegada Animal seriam gerenciamento de voluntários e gerenciamento de ações de arrecadação e adoções.

Quanto aos recursos chaves para prover essas atividades, são equipe de UX/UI Design, equipe de Desenvolvimento e Suporte Técnico.

Parcerias

Promover parcerias com grandes players do mercado se mostra extremamente interessante no âmbito da divulgação da plataforma, tanto para ONGs que venham adquirir Assinaturas Premium, bem como para a venda da própria plataforma.

Estruturas de custo

Para manter em funcionamento o negócio, algumas estruturas são necessárias manter constantemente para aprimoramento do Produto, entre elas estão equipe de UX/UI Design, equipe de Desenvolvimento, Hospedagem da plataforma e publicidade.

Métricas do negócio

Nosso objetivo, após os primeiros meses da solução em uso, é usar a métrica HEART e a matriz de severidade para validar a agradabilidade, bem como o engajamento e a facilidade de uso.

Além disso, estipulamos as seguintes métricas para medir o sucesso do produto:

  • Aumento da retenção de voluntários ativos de 7% para 20% em 1 ano.
  • Aumento das arrecadações em 50% em 1 ano.
  • Redução de devoluções de animais de 20% para zero.

Estas métricas foram elaboradas a partir de dados fictícios, por falta de linha de base. Quando o produto for lançado, será atualizado mensalmente.

Obrigado por ler este artigo!

Este artigo é parte do case Pegada Animal como forma de complementar o tópico sobre estratégias de negócio e nossa escolha em utilizar o Business Model Canvas para estruturar o futuro da plataforma.

Fique a vontade para entrar em contato comigo pelo Linkedin ou e-mail.

Mande um feedback, isso ajuda muito!

--

--