Educação. A solução para o descarte de medicamentos.

José Adauto
3 min readAug 17, 2021

Como usei o UX Design para conscientizar e engajar o cliente no processo de logística reversa de medicamentos no Grupo Droga Raia.

Quando começamos os processos de pesquisa, acreditávamos que a solução para o descarte de medicamentos seria bonificar as pessoas por descartarem corretamente seus medicamentos. Estávamos enganados quanto a isso, pois as pesquisas mostraram que primeiro estas pessoas precisavam saber que existe uma forma correta para descartar medicamentos e que o descarte incorreto acarretaria em muitos problemas.

Como UX Designer entendi que olhar a real necessidade do usuário, vai além do óbvio. Após as pesquisas, a construção da persona e a jornada, durante o processo de ideação, resolvemos que a melhor solução seria educar e informar sobre o Descarte Correto de Medicamentos.

Nesse ponto deixamos a paixão que tínhamos pela solução por meio de recompensas e gamificação, para partir para uma solução de informação por meio de storytelling dentro do aplicativo da Rede Droga Raia.

Ilustrações: Hugo Ribeiro

Outros processos

Ao longo do projeto, me envolvi nos processos:

  • Definição do desafio, cenário atual, objetivo, elaboração dos usuários e jornada;
  • Validação da pesquisa quantitativa, pesquisa qualitativa, Matriz CSD;
  • Elaboração do storytelling;
  • Crazy8, rabiscoframe, testes de usabilidade e métricas.

Próximos passos

Os próximos passos para o aperfeiçoamento do produto foram pensados de modo a englobar a experiência do usuário como um todo, não somente com o aplicativo, mas em diversos pontos de contato do cliente com a farmácia. Como nosso objetivo é contribuir com a mudança de hábitos das pessoas, sabemos que esse é só o começo e podemos contribuir de muitas outras formas.

Para isso, o nosso Roadmap foi dividido em 4 etapas, com a definição de quais atividades e entregáveis são esperadas em cada uma. São elas:

  • UI e UX Writing: Aperfeiçoar a aparência, funcionalidades e escrita do aplicativo. De modo que seja ainda mais atrativo, intuitivo e conversacional.
  • Estratégia: Desenvolver um programa de pontos e recompensas associado ao descarte de medicamentos.
  • Pontos de venda: Propor mudanças nos pontos de descarte das farmácias e na dinâmica do descarte em si.
  • Finalização: Alinhar as entregas finais com os gestores da empresa.

Clique aqui para conferir o detalhamento de cada etapa do Roadmap.

Fique a vontade para entrar em contato comigo pelo Linkedin

--

--